18 de nov. de 2010
Novela glamuriza assessoria de imprensa
A sensação foi de um tapa na cara, quando vi ontem à noite, na novela Passione, da Globo, a assessora de imprensa da indústria metalúrgica Gouvea garantindo a colocação de uma chamada de capa no maior jornal carioca. A inserção, diga-se, não era anúncio, mas informação jornalística sobre um leilão da empresa. Fácil, né? Antes de pagar uma fortuna por publicidade, o presidente chama a assessora para a pressão: "quero que saia em todos os jornais o nosso pregão para a venda de ações!" E a incauta moça ainda replica com uma afirmativa, tranquilizando-o, na certeza da publicação, porque conhece muita gente nos veículos de peso. Ora, seu Silvio de Abreu, isso é ofensivo para a imprensa e para os assessores. E é mentira, com "M" do tamanho da ignorância do autor. Intermediar notícias é um negócio sério que independe de amizades, bondades e favores. A classe das assessorias e agências de comunicação briga há anos para conquistar reconhecimento e dignidade no mundo corporativo. Nós, assessores, lidamos com estratégias de imagem e conteúdos que interferem diretamente no desempenho das companhias e aí vai ao ar essa fala infeliz da novela líder de audiência, incentivando o contrário... acho que nem colunista social jabazeiro de interior ficou confortável com a cena. Por outro lado, se sair a nota do leilão, será que a Laura vai mandar uma bicicleta de presente para os jornalistas "bonzinhos"?
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Meg Guida, minha mestra e inspiração. Aprendi um monte de coisas com você e sempre digo que comecei minha carreira na Porta Voz. Claro que foi como coordenadora de eventos, mas tomei tamanho gosto pelo trabalho de assessoria, que minha carreira foi conduzida para tal caminho. Aliás, o curso de redação que você me proporcionou, com o Mário, editor de O Globo, entre outros veículos, foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido. Vc lembra? Bom, mas quando vejo nossa profissão sendo tratada dessa forma, me irrito. O autor, pelo menos, deveria ter pesquisado um pouco ou consultado alguém da área para não cometer esse erro primário... O que é pior, o ator começou a conversa dizendo que tinha liberado a verba para os anúncios e gostaria de ver isso divulgado nas melhores colunas econômicas... Meu Deus!! Enfim... Um dia todos vão saber como é o trabalho de um assessor de comunicação e aprenderão a valorizar nossa profissão. bjs
ResponderExcluirO Silvio de Abreu só cometeu um ato falho, concordo com a Soraia que uma pesquisa básica evitaria que caísse nessa armadilha, mas ele mostra que o jabá está na cabeça de todo mundo, uma deformação da influência. Lembrei do Bozó, o arquétipo do jabá...bjs, q legal falar com vc por aqui
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