30 de ago. de 2009

Hospital de Barretos produz e a primeira prótese digestiva do Brasil

-cirurgia inédita foi realizada com sucesso total-

Indicada para casos de câncer em estágios avançados, a prótese é introduzida no corpo via endoscópica e cria um túnel dentro do tumor, desobstruindo o órgão. A técnica permite ao paciente se alimentar e ter alguma qualidade de vida, já que a doença avançada no sistema gastrointestinal impede a pessoa até de tomar água ( a nutrição-padrão é via soro). Estão em produção no HCâncer próteses para esôfago, estômago, intestino delgado, cólon, via biliar e pâncreas. Embora a instituição só atenda SUS, o Ministério da Saúde ainda não cobre os custos do órgão metálico (cerca de R$ 3 mil), que são totalmente bancados pelo hospital. O tumor de esôfago está entre os 10 mais incidentes no Brasil.

26 de ago. de 2009

no amaury jr de sábado (29 de agosto)


Nesse sábado (29) o programa Amaury Jr vai apresentar uma matéria exclusiva sobre bastidores do rodeio mais famoso do Brasil, história e vida do Hospital de Câncer de Barretos.
Na foto, capa do site do colunista, estão Henrique Prata, presidente da Fundação Pio XII, que mantém o hospital, eu, Meg Guida, e o Amaury.
Dr Hollywood será Dr Robin H(W)ood

Dr Robert Rey é outro artista de nome a engrossar a lista de voluntários do Hospital de Câncer de Barretos. Sabiam que ele era ator em Hollywood, antes de fazer a faculdade de Medicina em Harvard? E ele vai colaborar com o nosso centro de referência mundial em oncologia como médico -visitante, atuando em cirurgias de reconstrução. Rey conhece a fundo os protocolos do St Judes Hospital, de Los Angeles e do MD Anderson Hospital, que são parceiros técnicos de Barretos. E deve ser um porta-voz internacional para captar recursos para a instituição. Hoje, atendemos quase 3 mi pacientes/dia 100% SUS , com qualidade padrão ouro em saúde pública e privada.
Ronaldo Fenômeno ajuda a construir Hospital Infantil

Não se assustem com a quantidade de notícias que vão ler sobre o Hospital de Câncer de Barretos. Estamos em crescimento.. .de estrelas-voluntárias e de serviço de primeiro mundo. Agora é Ronaldo, o Fenômeno, nosso novo garoto-propaganda. O jogador estará na cidade no próximo dia 30 para participar de uma série de ações em prol da instituição, referência em qualidade no atendimento do SUS em todo o Brasil. Ronaldo vai encabeçar campanha da Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital, junto com os Conselhos Estadual e Municipal da Criança e do Adolescente para projeto de incentivo fiscal que visa a construção do Hospital de Câncer Infantil Luiz Inácio Lula da Silva. Vicente Candido, deputado estadual e vice-presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) e a Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, foram os articuladores da adesão de Ronaldo a esse movimento de responsavilidade social.O Fenômeno terá a missão de sensibilizar as empresas e o público em geral, a dedicar de 1 a 6% de valores tributáveis do Imposto de Renda à instituição. Durante sua visita a cidade, ele fará ainda a doação de 11 camisas autografadas de jogadores do Corinthians para serem leiloadas e anunciará um jogo do Corinthians no interior de São Paulo com renda revertida para o hospital de Câncer de Barretos. A entidade segue protocolo de atendimento do St Judes Hopital, voltado ao tratamento de crianças, refêrencia mundial em oncologia. O HCâncer Barretos cobre pacientes do Sistema Único de Saúde e faz 3 mil atendimentos diários para 1328 municípios e 90 distritos dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Ainda conta com alojamentos para 650 pessoas, entre pacientes e acompanhantes.
Bom-Som da esperança

Mais notícias frescas do front: a primeira-dama da França, Carla Bruni, será a madrinha do IRCAD Instituto de Endoscopia e Robótica do Hospital de Câncer de Barretos, que será inaugurado em 2010. Saiu na Veja, coluna "Holofote" deste domingo, 23 de agosto. Carla tem pai brasileiro e soube do HCâncer pelo professor Marescot, presidente da matriz do instituto ( Estrasburgo) que fincará âncora no Brasil via Barretos. Aliás, o HCâncer ganhou a disputa para sediar o centro de estudos de vários hospitais da Argentina. Rsrsrs, sorry, portenhos.